Nossa Cidade

Aspectos Gerais

Aspectos Gerais

Adjetivo Pátrio: Pratinhense
Padroeiro: Santo Antônio
Municípios limítrofes à Pratinha: Ibiá, Araxá, Tapira, Campos Altos, Medeiros.
Área Territorial: 619,30 Km²
População Total (de acordo com o Censo Demográfico do IBGE realizado em 2000):2.883 habitantes, concentrando-se: 56,82% na zona urbana e 43,18% na zona rural.
Número de Eleitores: 2.418
Altitude da Sede: 1.162m
Latitude: 19º:45′:00,70”
Longitude: 46º:22′:23,3”
Mais Detalhes

Como Chegar

Como Chegar

O acesso ao Município de Pratinha é feito através de transporte terrestre, pela BR-262, MG-796. Para percorrer esta rota, vale se guiar pelo Circuito da Canastra, roteiro turístico criado em 2001.
O transporte ferroviário é utilizado somente para cargas e é atendido pela Ferrovia Centro – Atlântica

Mais Detalhes

Eventos Anuais

Eventos Anuais

*A FESTA DE SANTO ANTÔNIO, que começa em maio nos fins de semana e encerra no dia 13 de junho,com a celebração da Santa Missa e barraquinhas todos os dias.
*AS FESTAS JUNINAS,muito animadas e que contam com grande participação dos alunos nas Quadrilhas escolares.
*A FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO,um sucesso tradicional da região que acontece geralmente no mês de agosto,atraindo, inclusive muitos visitantes.
*A FESTA DO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE,geralmente comemorada no último dia do ano com festividades e confraternização do povo pratinhense.

Mais Detalhes

História

História

Sabe-se que em meados do Século XIX, em território pertencente a Araxá, surgiu o povoado de Santo Antônio da Pratinha. Segundo registros históricos, teve como um dos primeiros moradores, José Pedro Lara.

Filho de Leandro Rodrigues Provença Lara, José Pedro construiu em Santo Antônio da Pratinha três igrejas: a de Santo Antônio, a de Nossa Senhora do Rosário e a de Santa Cruz.

A importância da construção das igrejas neste período deve-se ao fato de serem os marcos do início de um povoamento que deu origem ao município.

Segundo lendas populares, existia na região uma senhora que possuía uma fazenda, onde os tropeiros que iriam visitar D. Beja em Araxá pediam hospedagem. Em troca, ela pedia apenas que eles deixassem algumas pratinhas, fazendo com que o local ficasse conhecido como senhora das pratinhas. Daí, derivou-se o nome Pratinha.

Já segundo o relato histórico, em 1938, o nome foi abreviado para Pratinha devido à existência de uma fonte de aparência prateada nas proximidades da cidade.

Pratinha pertenceu à Araxá, por quase setenta anos, mais tarde passou a ser distrito de Ibiá e finalmente, na última revisão, de Campos Altos.

Ao longo dos anos, Santo Antônio da Pratinha teve vida econômica e importância decisiva na região. Desde o início, a agricultura e a pecuária foram as principais ocupações dos habitantes.

A emancipação de Pratinha foi uma conquista histórica, com a Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrando de Campos Altos.

Gentílico: Pratinhense

Formação Administrativa:

Antigo povoado do município de Araxá, Santo Antônio da Pratinha foi elevado a Distrito de Paz em 30-05-1853, com a Lei nº 623.

Em 1871, foi elevada a Freguesia, que era uma subdivisão da então Província de Minas Gerais, e se integrava ao Município de Araxá.

Em 1897, foi criado o Cartório de Paz e Notas.

Em 1923, com Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, com a criação do Município de Ibiá, passou a pertencer àquele Município.

Pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938, Santo Antônio da Pratinha tem a sua denominação abreviada para Pratinha, devido à existência de uma fonte de aspecto prateado em suas proximidades.

Pelo Decreto Estadual nº 1.058, de 31-12-1943, Pratinha deixa de pertencer a Ibiá para formar a um novo município de Campos Altos.

Pela Lei nº 336, de 27-12-1948, foi emancipado à condição de município, desmembrando-se de Campos Altos.

Alteração toponímica distrital

Santo Antônio da Pratinha para Pratinha alterado, pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938

Fonte: IBGE; Revista do Archivo Público Mineiro, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Pratinha e Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Mais Detalhes

Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Pontos turísticos voltados para a natureza. Serras, ecoturismo. Enfim, onde prevalece o ecoturismo. Promovendo o bem-estar dos turistas por meio do meio ambiente.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Deixe uma resposta