Apesar da crise, Prefeitura de Pratinha cumpre metas fiscais e foca seus investimentos em saúde e educação.

Destaques para Educação e Saúde

Nas áreas de educação e saúde, a Prefeitura de Pratinha investiu, mais que o indicado pela Constituição conforme aponta o site do TCE-MG e Portal da Transparência do Município de Pratinha.

Só no ano de 2013, primeiro ano da atual gestão, foram aplicados 33,65% da verba em educação, enquanto que o limite constitucional aponta 25% da Receita proveniente de impostos, incluídos as transferências (art. 2012 da CR). Este valor representa o comprometimento da administração, em prover aos alunos da municipalidade, uma educação de qualidade e está 8,65%, acima da meta estipulada pela união.

Já em saúde no ano de 2013, foram destinados 22,65% da Receita proveniente de impostos, incluídos as transferências, (limite constitucional de 15%), o equivalente a 7,65%  a mais do que o exigido pela constituição Federal.

Imagem ilustrativa(fonte: IRMEG.ORG)

Todo o investimento realizado durante os três últimos anos de gestão da Atual Administração do Prefeito Jose Joaquim Pereira. Elevaram os índices,  cobertura de atenção básica e de saúde da família, respectivamente a novos patamares. E com a construção e inauguração da Nova UBS no Bairro Zacarias Pereira, investimentos em frota de veículos e aparelhamento dos departamentos. Destaque para aquisição de uma Ambulância UTI Móvel.  Reforma e realocação da Secretaria de Saúde para nova sede própria, sito Av. Antonio Machado Borges, Centro, a atual Administração reforçar seu plano de focar seus  esforços em uma saúde humana.

Na Educação foram realizadas reformas e reaparelhamento das Escolas Municipais, investimentos em frota de veículos para o Transporte escolar de nível, Básico, Médio e Superior, Inauguração do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil CEMEI – “Neuza Olímpia dos Reis.”).  Não deixando e claro de cumprir com suas obrigações para com as demais áreas. Saneamento, Meio Ambiente, Assistência Social,  Obras, Segurança Publica e Cultura que também estão atrelados a esses objetivos pois são ferramentas fundamentais para melhoria da IDMH(Índice de desenvolvimento Humano Municipal).

Imagem ilustrativa(fonte: IRMEG.ORG)

Podemos constatar isso com dados simples, só no ano de 2013 a Prefeitura investiu R$ 612,34 reais por Habitante em saúde e outros R$12.673,59 reais por Aluno Matriculado em nossas  Escolas Municipais cerca de 12% a mais que nos anos anteriores. E estes valores vem sendo gradativamente aumentados ano a ano, de acordo com a capacidade de investimento, do município, leis de responsabilidade fiscal. Para garantir que a qualidade na prestação dos serviços seja efetivada e continuada. Conforme relatório disponível no site do TCE-MG(Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) e no Portal da Transparência do Município de Pratinha.  pelos links:

Site do TCE-MG:

Site Portal da Transparecia Prefeitura Municipal de Pratinha: