Governo avança no apoio à agricultura familiar, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (13), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos da agricultura familiar.

Segundo a presidenta, os produtores rurais vão poder vender mais para o governo. “Já compramos R$ 2,25 bilhões de alimentos produzidos pela agricultura familiar e isso tem ajudado a gerar emprego, a gerar renda para os nossos trabalhadores no campo e também alimenta muita gente que precisa pelo Brasil afora. Nós fazemos essas compras por meio de programas importantíssimos”.

O Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, é um desses programas que a presidente destacou. De acordo com ela, o governo, através do PAA, compra diretamente dos agricultores familiares os alimentos que são fornecidos para creches, asilos, restaurantes populares e também para manter os estoques públicos da Conab. Dilma também afirmou que “o número de agricultores familiares atendidos cresceu 20% e hoje já chega a quase 200 mil agricultores familiares”.

A presidente Dilma ressaltou que atualmente o limite da compra pelo PAA já está em R$ 4.800,00 e deve aumentar ainda mais a partir de junho com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.

Outro programa de compra destacado pela presidente foi o da merenda escolar. Segundo Dilma, “isso é feito por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, que, além de beneficiar pequenos agricultores, garante produtos frescos, saudáveis e diversificados na merenda das crianças”. A presidente ressaltou que nos últimos dois anos, as prefeituras “compraram em torno de R$ 500 milhões em alimentos da agricultura familiar” e que a ação é importante porque ao investir nesse tipo de compra, “as prefeituras investem no desenvolvimento do seu município”.

fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/governo-avanca-no-apoio-agricultura-familiar-diz-dilma.html