Lançado Tour Virtual do Senado Fedreral

Inauguração. Lançamento

Rodrigo Baptista – Aproximar a sociedade do Senado e permitir ao cidadão conhecer a história da instituição e seu funcionamento são objetivos do Tour Virtual da Casa, programa lançado nesta sexta-feira (27), que permite a visualização pela internet dos espaços mostrados durante a visita guiada oferecida pela Secretaria de Relações Públicas para as pessoas que estão em Brasília.

Durante o percurso virtual, o internauta poderá, por exemplo, visualizar o Plenário, principal espaço de debates e votações do Senado, e obter explicações que o ajudarão a compreender melhor como são tomadas as decisões pelos senadores.

O internauta poderá também visualizar os painéis da exposição localizada no túnel que liga o edifício principal ao Anexo 2, conhecido como Túnel do Tempo, e ler os textos ali afixados. Isso atende a uma demanda dos visitantes da Casa, uma vez que, durante o percurso físico, não há tempo para parar e ler as informações sobre a história do Congresso e do país.

No Tour Virtual, há ainda perspectivas da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios. O sistema traz também imagens do Salão Negro e do Salão Azul e textos com informações sobre cada ambiente, além de fotos de algumas obras de arte expostas no Salão Nobre, sede atual do Museu do Senado.  O perfil dos senadores também poderá ser acessado.

Transparência

Segundo o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Fernando César Mesquita, o lançamento do Tour Virtual se soma a outras iniciativas que integram o processo de ampliação da transparência da atividade legislativa. Entre elas, a disponibilização quase em tempo real dos discursos dos senadores e a divulgação de informações administrativas por meio do Portal da Transparência.

– As pessoas vão conhecer o que é o Senado, não apenas a estrutura arquitetônica, mas terão acesso a informações de cada um dos senadores, o que é enfim o Senado funcionando. E é isso que nos interessa: que o cidadão saiba que o Senado está cumprindo seu papel – disse Mesquita durante a cerimônia.

A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, destacou que o programa é resultado de um trabalho conjunto de diversos setores da Casa. Ela também afirmou que o Tour Virtual é mais uma ferramenta para aproximar o cidadão do Senado.

– Nosso local de trabalho é um monumento arquitetônico. Uma riqueza que é disponibilizada ao grande público tornando o Senado mais acessível ao cidadão. Mais do que imagens, o tour virtual traz textos com informações que vão ajudar o internauta a conhecer nossa história e o próprio processo legislativo – disse.

Para a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, o Tour Virtual deverá receber uma grande quantidade de acessos, tendo em vista o número de visitantes que o Palácio do Congresso Nacional recebe em seu programa de visitas guiadasEm 2011, foram quase 180 mil visitantes nas duas casas legislativas – Câmara e no Senado – dos quais seis mil eram estrangeiros.

– Esse produto tem como objetivo levar o Senado à sociedade, mas também trazer o cidadão para o Senado. É nessa interação de ir e vir que o Senado se dá a conhecer e que o cidadão desperta o interesse de conhecer essa Casa – afirmou.

Solenidade

Na cerimônia de lançamento, foi apresentada palestra sobre o tema “Patrimônio e turismo cultural”, ministrada pela professora Iara Brasileiro, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília.

Também participaram do lançamento do programa a diretora de Relações Públicas do Senado, Andrea Valente; a diretora da Secretaria de Informação e Documentação, Edna de Souza Carvalho e servidores e funcionários do Senado.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe seu comentário

Sobre Alisson Borges

Check Also

Está chegado o dia do 2º Leilão Salve Vidas dia 23 de abril de 2016.

“Amigos e Amigas de Pratinha e Região, O Hospital Dr. Hélio Angotti, o Hospital do …